Ackee - Fruta Nacional da Jamaica






Pertencente a mesma família botânica Sapindaceae, a mesma família do nosso guaraná, o Ackee ou Akee (Blighia sapida) é uma fruta exótica e perigosa muito difundida na Jamaica.
Originária da África Ocidental e Costa da Guiné, o Ackee foi introduzida nos tropicos e se adaptou muito bem.
Fruta nacional da Jamaica, é consumida na forma in natura e na culinária como ingrediente para doces e bolos, com sabor que lembra ao de algumas nozes. Por seu altíssimo valor nutricional o Ackee é o protagonista dos cafés da manhã jamaicanos. A forma tradicional de prepará-lo é fervido e depois refogado com cebola, tomates, pimenta picante e especiarias, acompanhado com bacalhau salgado.
O Ackee quando não está completamente maduro é altamente tóxico, devido a um gás venenoso chamado hipoglicina, que se dissipa de forma natural quando a fruta amadurece e se abre semelhante a uma flor. A parte comestível dp Ackee é oleosa e tem sabor de noz.
O Ackee também possui propriedades medicinais, no tratamento contra parasitas, no combate a disenteria, a conjuntivite oftálmica e dores de cabeça. A fruta também contém proteínas, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, entre outros nutrientes.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.