Clarkia unguiculata




A Clarkia unguiculata pertencente a família Onagraceae é uma espécie endêmica e selvagem da Califórnia, que ficou conhecida popularmente como Clarquia. No seu habitat natural cresce espontaneamente em torno e no meio das florestas de carvalhos, onde é polonizada por abelhas típicas daquela região.
Sua beleza selvagem encanta pela forma de suas flores e pela cor que varia do rosa avermelhado chegando bem próximo do roxo conforme a incidência de luz. Deve ser cultivada em sol pleno, em vasos, floreiras ou no jardim na forma de maciços ou bordaduras.
O nome desta bela herbácea de até 1,5 mts de altura foi uma homenagem ao capitão William Clark e apresenta folhas pequenas e simples. As flores possuem quatro sépalas e quatro pétalas de coloração rosa.
Deve ser cultivada em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e com irrigações regulares e sua multiplicação acontece por meio de sementes.
Curiosidades: o gênero Clarkia possui mais de 40 espécies, a maioria nativa do oeste da América do Norte. A espécie Clarkia tenella é nativa da América do Sul. Muitas plantas são conhecidas como ‘Godetia’ em função da antiga classificação dentro do gênero Godetia.







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.