Festuca glauca




Nome Científico: Festuca glauca
Nomes Populares: Festuca-azul, Festuca, Grama-azul
Família: Poaceae
Categoria: Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene





Da mesma família das gramas e bambu a Festuca glauca ficou conhecida popularmente como festuca-azul.  Planta herbácea entouceirada de porte baixo com cerca de 15 a 25 cm de altura, possui folhas longas, arqueadas e lineares, chegando a medir 20 cm de comprimento.
De folhagem muito decorativa a Festuca no verão a produz inflorescências espigadas, com flores pequenas, sem valor ornamental e possui muitas variedades que diferem principalmente quanto ao porte, tonalidade das folhas e densidade das touceiras. Originária da Ásia e Europa a maioria delas foi desenvolvida da Alemanha, as principais são ‘Auslese’, ‘Azurit’, ‘Blaufink’, ‘Blaufuchs’, ‘Blauglut’, ‘Blauspatz’, ‘Boulder Blue’, ‘Caesia’, ‘Daeumling’, ‘Elijah Blue’, ‘Euchre’, ‘Golden Toupee’, ‘Harz’, ‘Meerblau’, ‘Seeigel’, ‘Silberreiher’, ‘Uchte’.
Muito utilizada na composição de jardins a Festuca azul confere alegância e movimento, destacando-se quando plantada de forma isolada ou em grupos dispersos pelo jardim.
A combinação da coloração azulada com a textura fina é apropriada para forrações e para formação de maciços e bordaduras. Embora seja da mesma família da grama ela não tolera pisoteio, mas é bem resistente em períodos de estiagem.
Multiplica-se por divisão de touceiras ou por sementes, aprecia solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, em sol pleno ou meia sombra. Pode ser cultivada no litoral, pois tolera a salinidade do solo.








Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.