Senecio rowleyanus




Nome Científico: Senecio rowleyanus
Nomes Populares: Rosário, Colar-de-pérolas, Pérola-verde
Família: Asteraceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Folhagens
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Origem: África
Solo: Leve, arenoso, bem drenável e rico em matéria orgânica
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia
Regas: Frequentes, mas sem encharcamentos
Curiosidades: Possui uma variedade variegada




A Senecio rowleyanus pertencente a família botânica Asteraceae é nativa de regiões desérticas da África e no Brasil ficou conhecida popularmente como Rosário, Colar-de-pérolas ou Pérola-verde. O rosário é uma planta suculenta muito curiosa, principalmente pela forma esférica de suas folhas, bem semelhantes à ervilhas. Esta adaptação das folhas torna a planta muito resistente à perda de água e conseqüentemente aos períodos de seca. As folhas ainda tem uma estreita faixa transparente, como um janela, para que a luz penetre no seu interior e aumente a fotossíntese. Quando sob iluminação suficiente, produz flores pequenas, compostas, brancas e com um delicioso perfume de canela. Ocorre ainda uma variedade de folhas variegadas.
Excelente para ser cultivada em vasos de parede, floreiras ou jardineiras, mas principalmente em cestas suspensas, onde seu longos ramos pendentes evidenciam toda a sua beleza.
Rústica e de fácil manutenção o Rosário pode ser plantada em estufas, ambientes internos, varandas ou sacadas, por que embora de cultivo ao sol pleno, a planta precisa ser protegida durante as horas mais quentes do dia. Adapta-se à meia-sombra e sob iluminação difusa, exigindo apenas replantio a cada dois anos, adubações bimestrais e podas para renovação da folhagem.
O melhor clima para o Rosário é o ameno, com temperaturas sempre acima de 5ºC, o substrato para o cultivo deve ser leve, arenoso, bem drenável e rico em matéria orgânica, semelhante aos substratos para cactos e suculentas.
As regas devem ser semanais durante o período de crescimento, sendo necessário guardar o secamento do substrato entre as regas. Multiplica-se facilmente por estaquia.





Veja Também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.