Ipomoea carnea - Algodão Bravo




Nome Científico: Ipomoea carnea
Nomes Populares: Algodão-bravo, Algodão-de-pântano, Algodão-do-brejo, Algodoeiro-bravo, Campainha, Campainha-de-canudo, Canudo-de-lagoa, Canudo-de-pito, Capa-bode, Ipoméia-arbórea, Majorana, Mata-cabra, Mata-cobra, Mata-pinto, Salsa-branca, Salsão
Família: Convolvulaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Plantas Daninhas, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 1 a 4 mts. altura
Flores: Róseas, violáceas ou brancas
Solo: Fértil, enriquecido com matéria orgânica
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Regas: Regulares
Podas: Suporta podas drásticas, possui crescimento rápido
Multiplicação: Estaquia, mergulhia e sementes
Cuidados: Planta tóxica que pode levar a morte.







A Ipomoea carnea pertencente a família botânica Convolvulaceae é nativa da América do Sul e ficou conhecida por diversos nomes populares, como por exemplo, Algodão-bravo, Algodão-de-pântano, Algodão-do-brejo, Algodoeiro-bravo, Campainha, Campainha-de-canudo, Canudo-de-lagoa, Canudo-de-pito, Capa-bode, Ipoméia-arbórea, Majorana, Mata-cabra, Mata-cobra, Mata-pinto, Salsa-branca e Salsão.
A Ipomoea carnea é um arbusto rústico, florífero e muito ornamental, porém potencialmente perigoso para o gado.
Seu caule é ramificado e ereto, suas folhas são cordiformes e acuminadas, seu porte médio pode variar de 1 a 4 mts de altura.
As abundantes flores róseas, violáceas ou brancas do Algodão bravo são campanuladas, surgem durante quase o ano todo, mas com mais intensidade durante a Primavera e Verão. Suas sementes são algodonosas e se dispersam facilmente por meio do vento e pela água.
Os beija-flores, as abelhas e borboletas são facilmente atraídos pelas vistosas flores do Algodão bravo em quase todas as estações do ano.
No jardim o florífero arbusto é cultivado isolado ou em grupos, organizado em renques ou em formas livres, pode ser cultivado também como trepadeira e ainda adorna muito bem jardins que possuam água, as margens de lagos e outros cursos d´água. Para cultivo na forma de trepadeira, a Ipomoea carnea deve receber o devido tutoramento e poda de condução. 
O Algodão bravo deve ser cultivada em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, sempre ao sol pleno e irrigado regularmente. Planta extremamente rústica da caatinga, o Algodão bravo não tolera o frio intenso ou geadas, já podas severas, queimadas, estiagem prolongada ou inundações não são problema para esta bela e resistente espécie.
O Algodão bravo é considerada tóxica e pode até levar a morte, entre os efeitos nocivos da planta estão apatia, incoordenação, fraqueza e emagrescimento, sempre com quadro clínico crônico e de difícil recuperação. Multiplica-se facilmente por estaquia, mergulhia e por sementes. Por se tratar de planta muito rústica em alguns casos se torna planta invasiva.







Aprenda como plantar flores, plantas e frutíferas, saiba qual melhor adubo ou fertilizante usar, qual melhor substrato ou solo ideal para produzir muitas frutas, plantas e flores.
Conheça as plantas raras e flores exóticas, qual melhor vaso para plantar, como fazer podas e a quantidade correta para ter flores no jardim o ano todo.
Dicas de como cultivar suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, plantas carnívoras, rosas, samambaias, trepadeiras, plantas de ar, palmeiras, bonsai, rosas do deserto, ervas aromáticas, plantas aquáticas e gramados, com os diversos tipos e qualidades de grama melhor indicado para cada região.
Entenda qual melhor planta para luz direta, luz indireta, meia sombra, locais sombreados, qual planta é ideal para plantar em regiões litorâneas, qual planta resiste a salinidade e climas de frio intenso com geadas.
Aprenda montar você mesmo, jardins de inverno, jardins desérticos, jardins verticais, como fazer orquídea florir e ter flores coloridas no jardim o ano inteiro, como atrair passarinhos, borboletas e beija-flor ao jardim.
Dicas de receitas caseiras para combater pragas e infestações de pulgão, cochonilha, formigas, lagartas e fungos, entenda qual melhor veneno para acabar com cada tipo de ataque ao seu jardim.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.