Melocactus azureus





Nativo do sertão brasileiro e com crescimento demasiadamente lento, o Melocactus azureus é um cacto raro, muito ornamental e cada vez mais difícil de ser encontrado no seu árido habitat natural, a caatinga. Apresenta coloração de tom azulado, sulcos longitudinais e espinhos longos e curvos, atinge cerca de 20cm de altura e 15cm de diâmetro.
Pertencente a família botânica Cactaceae é ideal para compor jardins rochosos ou cultivá-lo em vasos tipo bacia, onde sua beleza fica ainda mais evidenciada, principalmente quando se faz cobertura em seu entorno com seixos ou pedriscos brancos. No seu jardim de cactos pode ser utilizado com planta central. O Melocactus azureus deve ser cultivado sempre exposto ao sol pleno, em solo arenoso acrescido com pouca matéria orgânica e com drenagem eficaz.
Se bem cuidado, em alguns anos no topo do Melocactus azureus surge um órgão cilíndrico encoberto por fina penugem esbranquiçada valorizando ainda mais sua beleza. O Melocactus azureus ficou popularmente conhecido em todo Brasil como cacto Cabeça-de-frade-azul e seu preço é considerado baixo em relação a outras espécies.







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.