Por que a Oliveira não dá Frutos?






O problema pode ser com a muda. As vezes plantamos uma Oliveira e por anos esperamos sua frutificação que nunca acontece. Além de existem muitos cultivares de Oliveira (Olea europaea), a maioria delas geralmente só dão frutos depois dos 15 anos de vida, é preciso ter paciência.
É preciso também verificar se a muda que você adquiriu é hermafrodita (capaz de se autopolinizar) ou dioica (que depende da existência de plantas macho e fêmea próximas para que haja polonização cruzada).
A Oliveira é uma espécie que se adapta melhor a climas amenos, com temperaturas abaixo de 20°C, precisa ser mantida em solos bem drenados (não tolera solos encharcados) e adubado com fertilizante mineral misto com micro e macronutrientes na composição. Desta maneira a Oliveira frutificará.





A Olea europaea L. é uma espécie pertencente a família botânica oleáceas que ficou conhecida popularmente como Oliveira. A Oliveira é nativa da parte oriental do Mar Mediterrâneo, bem como do norte do Irã, no extremo sul do Mar Cáspio, é uma árvore de tronco retorcido, pouca altura e dela se extrai o azeite e as azeitonas. Das azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite, este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
A Civilização Minoica, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 a.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que primeiro aprendeu a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos minoicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em várias passagens, tanto a árvore como seus frutos.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.