Ranunculus asiaticus hybrid






O Ranunculus asiaticus hybrid pertencente a família botânica ranunculáceas originário da Ásia Menor, leste europeu e norte da África ficaram conhecidos popularmente no Brasil Ranúnculo ou Ranúnculo-asiático. Os Ranúnculos são um tipo de planta que não passa desapercebida aos olhos dos jardinistas, são donos de uma beleza ímpar que reúne cores exuberantes e delicadeza na medida certa. As flores da espécie encantam ao primeiro olhar e só para se ter uma ideia, uma única flor conta com entre 150 e 200 pétalas milimetricamente acomodadas em rosetas. Sua aparência a grosso modo lembra a do papel crepom e seu colorido exibe tons vivos de amarelo, rosa, violeta, laranja, branco, além de combinações de duas cores, resultados de hibridações da espécie.
As folhas verdes escuras e recortadas dos Ranúnculos são apenas coadjuvantes e ajudam a ressaltar a beleza da florada, que ocorre na época da primavera.
Até algum tempo atrás cultivar essa espécie no Brasil era algo impensável já que a espécie necessita de muito frio para se desenvolver bem, seu habitat natural são as regiões da Ásia menor, leste europeu e norte da África, porém hoje, graças ao desenvolvimento de variedades de clima mais quente, tornou-se possível cultivá-los no Brasil.
O nome Ranúnculo tem origem curiosa, deriva da palavra latina rana, que significa sapo. A relação foi feita provavelmente porque muitas espécies de Ranúnculos crescem em áreas molhadas, perto de fontes de água, como rios e lagos, lugar onde também são encontrados os sapos. Uma versão mais romântica diz que o nome da planta seria uma homenagem a um príncipe que segundo uma lenda asiática, se apaixonou por uma ninfa e incapaz de demonstrar seus sentimentos morreu de desapontamento.
Os Ranúnculos em regiões de clima frio são muito usados para colorir canteiros, misturando diversos tons da espécie, formando grandes maciços monocromáticos.
No Brasil o emprego dos Ranúnculos em canteiros acontece somente em regiões serranas do Sul e Sudeste do País, devido ao nosso clima ser muito quente. Costuma-se plantá-lo sozinho ou combinada com a Flor-de-mel. Nas demais regiões do País é melhor cultivá-lo em vasos, como planta de destaque.
O Ranúnculos chegam facilmente aos 30 ou 40 cm de altura, suas grandes flores com cerca de 8 cm de diâmetro são capazes de chamar atenção mesmo quando cultivados em pequenos vasos. Para quem opta por vasos no tipo bacia onde a boca do vaso é bem larga, os Ranúnculos oferecem a oportunidade de brincar com a combinação de cores.
Planta sazonal, os Ranúnculos são comercializados apenas nos meses de Outono e Inverno, são vendidos em vasos já florescendo e devem ser mantidos sobre sol pleno e regado diariamente, exceto em dias de chuva. Sua florada dura até o Verão época que a planta entra em seu período de dormência, perdendo toda sua parte aérea e caso isso não venha a acontecer, é importante cortar o caule com uma tesoura.
Para ter novas flores no ano seguinte retire os tubérculos da terra e guarde-os em local fresco e escuro, mas sem muita umidade, no Outono basta replantá-las e aguardar pela nova florada. Seu tubérculo possui forma de garra, com ramificações saindo de um ponto comum. Deve ser colocado no substrato com as ramificações voltadas para baixo e coberto por uma camada de mais ou menos 1cm de terra, evitando enterrá-lo demais, dificultando o seu crescimento.
Em vasos o melhor recipiente é o que tenha cerca de 14cm de diâmetro, em canteiros, os tubérculos devem ser acomodados em berços de 10cm x 10cm.
Regue a planta diariamente e quando ela começar a brotar, adube-a uma única vez com o NPK 4 14 8.
As flores do Ranúnculo começaram a despontar entre o fim do Inverno e início da Primavera.






Nome Científico: Ranunculus asiaticus hybrid
Nomes Populares: Ranúnculo, Ranúnculo asiático
Família: Ranunculáceas
Origem: Ásia Menor, leste europeu e norte da África
Características: Herbácea perene e florífera com raízes tuberosas
Folhas: Compostas com três folíolos simples ou trilobados, são verdes escuras e com as bordas serrilhadas
Flores: Disponíveis nas mais variadas cores, medem 8 centímetros de diâmetro, compostas por mais de 100 pétalas
Florescimento: Despontam na Primavera
Solo: Arenoso, bem drenado e rico em matéria orgânica
Luminosidade: Sol pleno
Clima: Subtropical, tolerante ao tropical de altitude
Regas: Diárias
Plantio: Acomode o tubérculo em vasos de 14 centímetros de diâmetro com terra própria para jardins e cubra com com uma fina camada de substrato. Para plantio em canteiros abra um berço de 10 cm por 10 cm e acomode o bulbo com as pontas das garras voltadas para baixo, cubra-os com cerca de 1 cm de terra
Adubação: Quando começar a brotar aplique NPK 4 14 8.
Reprodução: Rizoma







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.