Aristolochia gigantea




A Aristolochia gigantea pertencente a família botânica Aristolochiaceae é uma bela espécie trepadeira muito vigorosa e de flores nada convencionais. No Brasil ficou conhecida por diversos nomes populares diferentes, Papo-de-peru, Aristolóquia, Cipó-mil-homens, Jarra-açu, Jarrinha, Mil-homens, Papo-de-peru-babada ou Papo-de-peru-grande. Originária da América do Sul, a bela trepadeira possui caule volúvel, lenhoso e ramificado, com casca espessa e sulcada. Suas folhas são simples, verdes, glabras, de disposição alternada e formato de coração, com nervuras marcadas.
A floração da  Aristolochia gigantea se tornou seu principal atrativo, são flores solitárias, pendentes, axilares e muito grandes, apresentam perianto delicado e membranáceo, de coloração vermelha-escura a amarronzada (cor de fígado) e um intrincado desenho branco. A parte interna do perianto é tubular, branco-esverdeado, como um “papo”. Seu aspecto e coloração quando vistos pela primeira vez são estranhas, além disso exalam um odor fétido para atrair seus polinizadores, as moscas. O florescimento ocorre da Primavera ao Outono.
Sua folhagem é muito densa e ornamental e de crescimento rápido, sendo ideal para cobrir treliças, muros, caramanchões, cercas, telas e arcos, se tutorada pode facilmente ser cultivada em grandes vasos ou floreiras. O mau-cheiro de suas flores não é impecilho na hora de utilizá-la no paisagismo, já que não é tão forte assim.
A espécie prefere ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil rico em matéria orgânica, drenável e irrigado regularmente. Não tolera frio intenso ou geadas, já que é de clima tropical, não é suscetível a pragas e doenças, porém costuma ser atacada por lagartas. Durante a Primavera e Verão é o melhor período para se fazer as adubações. As podas devem ser realizadas no Inverno. Multiplica-se por estaquia e facilmente por sementes.



Nome Científico: Aristolochia gigantea
Nomes Populares: Papo-de-peru, Aristolóquia, Cipó-mil-homens, Jarra-açu, Jarrinha, Mil-homens, Papo-de-peru-babada, Papo-de-peru-grande
Família: Aristolochiaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 2.4 a 3.0 metros
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Constantes
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia e mais facilmente por sementes.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.