Hedera helix



Nome Científico: Hedera helix
Nomes Populares: Hera, Aradeira, Hedra, Hera-dos-muros, Hera-inglesa, Hera-trepadeira, Hera-verdadeira, Heradeira, Hereira
Família: Araliaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, Ásia, Europa, Ilhas Canárias
Altura: 9.0 a 12 metros
Flores: Pouco ornamentais, mas atraem abelhas e borboletas
Poda: De limpeza e para controle do crescimento
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil, drenável e rico em matéria orgânica
Multiplicação: Estaquia, sementes ou mergulhia
Curiosidades: Quando cultivada em esculturas de tela ou arame conferem forma, volume e textura.
Alerta: Planta tóxica, não deve ser utilizada na medicina popular sem acompanhamento ou indicação médica.




A Hedera helix pertencente a família botânica Araliaceae ficou conhecida popularmente no Brasil como hera-inglesa. A Hera inglesa é uma planta é de textura semi-lenhosa com ramos longos e reptantes, com raízes adventícias muito parecida com a hera-da-algéria (Hedera canariensis), tendo porém folhas menores e mais profundamente recortadas, que lhe doam também a característica de se tornar trepadeira.
Suas folhas são simples, verde-escuras brilhantes ou também podem ser variegadas de branco, prata ou amarelo, de acordo com as suas diversas variedades.
É uma planta multifuncional com beleza delicada e clássica, que a tornam perfeita para compor com flores em floreiras ou cestas suspensas. Muito utilizada como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento.





Existem variedades de porte anão, muito utilizadas para uso em vasos ou grandes floreiras. Suas inflorescências amarelo-esverdeadas possuem pouca importância ornamental, porém são capazes de atrair abelhas e borboletas no Verão e Primavera, seus frutos são globosos, pequenos, negros e servem de alimento a diversos pássaros embora sejam tóxicos ao homem.
A Hera inglesa deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável e rico em matéria orgânica, irrigado periodicamente. Aprecia umidade e o frio subtropical mas não suporta solos encharcados. É tolerante a geadas e podas para o controle do seu rápido crescimento.






É uma ótima trepadeira em diversos tipos de suporte e capaz de se desenvolver bem até mesmo em árvores. Sua capacidade de fixação é ideal para forrar esculturas feitas de arame ou telas dando forma, volume e textura às mesmas.
Multiplica-se por sementes, estaquia ou mergulhia.

A bela trepadeira ainda possui propriedades terapêuticas e é muito utilizada na medicina popular para tratar ferimentos, queimaduras, problemas respiratórios, hipertensão arterial, nevralgias, gota, escrofulose, reumatismo, neurites, úlceras e calos.
Possui propriedades analgésica, antiespasmódica, calmante, cicatrizante, estimulante, hidratante, lipolítica, vasodilatadora.
Da planta utiliza-se as folhas e os frutos.


Veja Também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.