Ipomoea horsfalliae





A Ipomoea horsfalliae ou Ipoméia-rubra é uma trepadeira semi-lenhosa e volúvel, de crescimento moderado pertencente a família botânica Convolvulaceae. Apresenta folhas perenes, palmadas, com cinco a sete folíolos verde-escuros e brilhantes.
Os botões florais da Ipoméia rubra se assemelham a pequenos frutos, suas flores são grandes, em forma de funil e de textura cerosa. Na forma típica são de cor vermelho-bordô, mas ocorrem variedades de flores brancas-rosadas, roxas e rosas-arroxeadas, mais raras em cultivo.
Seus estames são longos com anteras de cor creme.
Apesar de delicada no seu primeiro ano, após seu pleno estabelecimento, seu crescimento se torna vigoroso, tornando-se bastante resistente. É a trepadeira ideal para quem deseja revestir grades, treliças, cercas ou pérgolas.
No plantio, quando é oferecido suporte adequado a Ipoméia pode ser cultivada também em vasos e grandes floreiras. Apesar de apreciar o calor, esta trepadeira pode ser plantada em ambientes protegidos, como interiores e estufas, nos países de clima temperado a frio. Nestas condições sua floração se estende da Primavera ao Outono.
Deve ser cultivada em ambientes de sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, rico em matéria orgânica e com regas periódicas.
A ipoméia-rubra é uma trepadeira muito rústica e de baixa manutenção, é capaz de suportar podas drásticas. As podas devem ser realizadas após o florescimento, para controlar o crescimento e estimular a próxima floração. Multiplica-se por estaquia ou alporquia dos ramos e por sementes.
As flores da ipoméia-rubra são muito atrativas para os beija-flores, abelhas e borboletas.






Nome Científico: Ipomoea horsfalliae
Nomes Populares: Ipoméia-rubra, Glória-da-manhã, Trepadeira-cardeal
Família: Convolvulaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Indonésia
Regas: Periódicas
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Altura: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia, alporquia e sementes
Curiosidades: É capaz de atrair muitos beija flores ao jardim




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.