Yucca filamentosa



Nome Científico: Yucca filamentosa
Sinonímia: Yucca concava, Yucca recurvifolia, Yucca smalliana, Yucca flaccida
Nome Popular: Iuca-mansa, Agulha-de-adão, Iuca
Família: Agavaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América do Norte
Ciclo de Vida: Perene




Devido à sua beleza e rusticidade a Iuca-mansa é largamente usada no paisagismo, planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, desprovida de caule que apresenta folhas verde-azuladas, longas, lanceoladas, basais e dispostas em roseta. Com o crescimento das folhas, soltam-se das margens fibras curvilíneas, brancas, que podem desaparecer nas folhas velhas. Existem ainda muitas cultivares de iuca-mansa, com folhas variegadas de creme ou amarelo. As formas variegadas consideradas mais importantes são a "Ivory Tower", a "Golden Sword" e a "Bright Edge".
A inflorescência da iuca é alta, cônica, em espiga e alcança até 3,5 metros. As flores são pendulares, numerosas, de coloração branca, branca-creme ou esverdeadas, perfumadas à noite. O florescimento ocorre no verão, nas plantas mais velhas e que recebem a luz direta do sol. Elas são polinizadas pela mariposa-da-iuca (Tegeticula maculata) e, após a polinização cruzada, produzem frutos do tipo cápsula, com sementes negras e brilhantes. Após a floração e frutificação a planta morre e dá origem a filhotes, que surgem na base.
A iuca-mansa é uma planta que pode ser cultivada em quase todo Brasil por ser extremamente rústica, adequando-se a uma ampla variedade climática, sendo capaz de tolerar a seca, calor intenso e mesmo neve ou geadas. Pensa que é só isso? Ela ainda é resistente aos avanços de cães e gatos, por estes motivos é uma ótima escolha para compor bordaduras, maciços ou conjuntos no jardim. Devido suas particularidades ela é especialmente indicada para jardins áridos e de pedras. Também pode ser cultivada em jardineiras, vasos, adornando pátios, terraços e interiores desde que sejam bem iluminados. Entre suas curiosidades sabe-se que os índios norte-americanos à usam na medicina, utilizam as fibras das folhas no artesanato e o extrato das raízes na fabricação de sabões e xampús. As flores da iuca-mansa podem ser comestíveis, sendo preparadas cozidas ou em saladas, lembrando em muito o sabor de endívias.
Para um melhor cultivo deve ser plantada sob sol pleno ou meia-sombra, em solos arenosos ou até mesmo rochosos, devido sua resistência à estiagem, por isso não tolera solos mal drenados e encharcamentos prolongados. Seu crescimento é considerado lento, mas a haste floral cresce muito depressa. Sua multiplicação se dá por estacas de raízes ou pela separação das mudas formadas em torno da planta mãe, embora raramente se usa sementes, já que torna o processo mais lento. De beleza incomparável e ainda pelo fato de ser cultivada em quase todo Brasil, esta espécie é encontrada em viveiros e floriculturas com preço bem acessível, se tornando assim uma ótima opção para vasos e jardins.
A variedade variegada tem um charme a mais.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.