Arachnorchis lobata - Spider Orchid




A Natureza é tão perfeita que sempre encontra maneiras para garantir a reprodução da espécie mais facilmente.  Este é o caso desta bela espécie de orquídea que ao longo do tempo foi se aprimorando nesta arte de atrair o polonizador.
Esta bela orquídea distingue-se pelo seu amplo, labelo achatado que favorece a aproximação do polonizador. Floresce no final de Setembro e encanta com sua beleza extraordinária.
É uma espécie de orquídea geófita, pertencente a família botânica Orchidaceae, do sudoeste da Austrália, onde cresce em grupos esparsos ou ocasionalmente em grandes colônias, em bosques, ou locais de vegetação arbustiva, em áreas de solo bem drenado mas ocasionalmente em áreas sazonalmente alagadiças.
São plantas com uma única folha basal pubescente com marcas proeminentes púrpura perto da base, e uma inflorescência rija, fina e densamente pubescente, com uma ou poucas flores, que vagamente lembram uma aranha, muito estreitas, caudadas, e bem esparramadas, normalmente pendentes.
Pertence a um grupo de cerca de vinte espécies, tratadas por David Jones como Green-Comb Spider Orchid do gênero Arachnorchis, que distingue-se dos outros grupos de Caladenia por apresentar diferente tipo de pubescência nas folhas e inflorescências, labelo verde com extremidade marrom, raramente pendurado firmemente, mas sim delicadamente, de modo que treme com o mais leve movimento, com dentes laterais verdes e muito longos lembrando um pente, de onde o nome da alliance; flores verdes a amareladas com listas centrais longitudinais.

Sinonímia: Caladenia lobata, Arachnorchis lobata, Calonema lobatum, Calonemorchis lobata




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.