Ipomoea quamoclit





O esqueleto (Ipomoea quamoclit) é uma trepadeira delicada e anual pertencente a família botânica Convolvulaceae , que encanta pela cor vermelho vivo de suas flores.
Nativa da América Central e da América do Sul a bela trepadeira possui folhas bem diferentes de outras ipoméias, são verde claras e com forma de pena, profundamente lobadas com segmentos afilados.
O caule da trepadeira esqueleto é herbáceo, volúvel, ascendente e ramificado. As flores são pequenas, tubulares, com abertura em forma de estrela de cinco pontas e coloração vermelho escarlate, com anteras brancas.
No Verão e Outono ocorre a floração que pode ser vermelho escarlate ou ainda variedades de flores róseas (pink) e brancas, que acontecem mais raramente. Os frutos são cápsulas glabras, com grandes sementes marrom-avermelhadas, que atraem muitas borboletas e beija-flores para seu jardim.
Espécie rústica e fácil de cultivar a trepadeira esqueleto é uma ótima opção para cultivo em treliças, grades e arcos, seu porte é pequeno, atingindo no máximo 6 metros de comprimento quando adulta. Devido a sua facilidade de propagação, a trepadeira esqueleto é considerada planta daninha em algumas situações. Multiplica-se facilmente por sementes plantadas no início da Primavera. As sementes germinam em cerca de 4 dias.
Deve ser cultivada em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, sempre sob sol pleno ou meia-sombra. Aprecia o clima subtropical, não tolera geadas, porém tolera a estiagem, desde que não seja muito prolongada.




Nome Científico: Ipomoea quamoclit
Nomes Populares: Esqueleto, Boa-tarde, Campainha, Campainha-vermelha, Cardeal, Cipó-esqueleto, Corda-de-viola, Corriola, Flor-de-cardeal, Primavera, Primavera-grande, Prímula
Família: Convolvulaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América Central, América do Sul
Altura: 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual
Solo: Fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica
Regas: Constante
Multiplicação: Sementes




Um comentário:

  1. QUERIA TANTO RECEBER A SEMENTES DESTA PLANTA, MEU E-mail: É imperiolivre@yahoo.com MEUS FONEs: 41)9721-5981/9664-6328 - WHATSAPP: 41)9738-2596. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.