Jasminum sambac




O Jasminum sambac pertencente a família botânica Oleaceae é mais conhecido popularmente no Brasil como jasmim-árabe, porém dependendo da região do País a espécie é conhecida também por Bogari, Jasmim-sambac ou Mosqueta.
Jasminum sambac é um arbusto perfumado e decorativo, que alcança até 4 metros de altura, suas folhas são ovaladas e verde-escuras, suas belas flores simples, semi-dobradas ou dobradas de coloração branca, são responsáveis pelo perfume agradável que a planta exala. Com o passar do tempo as flores brancas podem adquirir tonalidade rosada.
O Jasminum sambac é considerado a planta símbolo das Filipinas, onde suas flores compõem os leis (colares de flores), outra particularidade da planta é que quando desidratadas, são muito utilizadas para a aromatizar o Chá-de-jasmin, bebida muito apreciada na China.
Embora o Jasminum sambac seja uma bela espécie arbustiva que pode ser cultivada em jardins, vasos ou floreiras, ela também pode ser conduzida na forma de trepadeira. Seus extensos ramos cobrem com muita elegância suportes como colunas, grades ou arcos, florescendo nos meses mais quentes do ano e até mesmo florescendo durante o Inverno, quando cultivada em estufa.
O jasmim deve ser cultivado em ambientes de pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica e para um melhor crescimento deve ser irrigado regularmente. É capaz de tolerar frio e até se adapta bem a áreas de meia sombra.
Para que o Jasmim floresça intensamente faça fertilizações periódicas com adubos NPK ou com composto orgânico. Multiplica-se por estacas semi-lenhosas, sempre em ambientes protegidos.




Nome Científico: Jasminum sambac
Nomes Populares: Jasmim-árabe, Bogari, Jasmim-sambac, Mosqueta
Família: Oleaceae
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Trepadeiras
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Índia, Oriente Médio
Altura: 2.4 a 3.0 metros
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Regas: Regulares
Fertilização: Composto orgânico ou NPK
Multiplicação: Estaquia



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.