Plantas Anti-pragas






As plantas conhecidas popularmente como guardiãs ou anti-pragas, são espécies de plantas que ajudam a proteger contra fungos e insetos outras plantas cultivadas próximas de sí e que são mais suscetíveis a estes tipos de ataque.
As plantas anti-pragas colocadas junto a espécies mais vulneráveis ​​são capazes de repelir os ataques de fungos e insetos aos nossos jardins e áreas cultivadas. Além disso, estas associações de plantas são benéficas porque consomem diferentes nutrientes sem competir umas com as outras.




Fritillaria contra roedores:

O odor vindo do bulbo da Coroa imperial (Fritillaria imperialis) é tão desagradável para toupeiras e ratos que impede que se aproximem a pouca distância desta planta. Além de ser decorativa a Coroa imperial quando cultivada perto de outras plantas, pode proteger com eficácia o local dos ataques de roedores, como por exemplo, cultivá-la próxima de sua hortinha caseira.



Tagetes para repelir vermes:

As Tagetes não são apenas muito ornamentais quando cultivadas no jardim. Além de oferecer muitas variedades de tons de cores, a Tagete desprende uma substância de suas raízes capaz de manter afastados fungos, bactérias e os nematóides (vermes microscópicos que parasitam as raízes das plantas). O Tagete pode ser uma opção eficaz para afastar estes incomodos de suas roseiras.




Manjericão para afastar o bolor:

As plantas que retêm em suas folhas gotas de água do orvalho ou chuva podem desenvolver bolor, um fungo que pode ser facilmente combatido com o plantio de manjericão em suas proximidades.



 
Plantas para eliminar o pulgão:

Existem várias plantas resistentes ao pulgão que pode colocar junto daquelas mais sensíveis, como as roseiras. As dedaleiras acolhem os pulgões sem ficarem afetadas, protegendo do seu ataque outras plantas cultivadas próximas.
A planta Cinco-chagas age como armadilha que atrai os pulgões e evitam que aproximem-se de árvores e hortaliças. Plantas aromáticas, tais como rosmaninho e erva-cidreira também são capazes de repelir os pulgões.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.