Aeschynanthus radicans





Aeschynanthus radicans é uma planta pendente que pode ser tanto cultivada em vasos como em árvores e ficou popularmente conhecida no Brasil como Flor-batom. É uma planta epífita com longos ramos de onde surgem uma bela floração vermelha e intensa, muito apreciadas por beija-flores.
A Flor-batom aprecia ser cultivada em meia sombra, produz inúmeras ramificações de onde surgem em cacho de formato cilíndrico suas belas e abundantes flores vermelhas.
É muito apreciada para compor cestas suspensas de flores por causa de seu grande efeito ornamental, já que possui tendência natural de derramar sua folhagem e delicadas flores. Dependendo da região de cultivo, suas flores se fazem presentes durante todo o Verão, Outono e início do Inverno.
Originária da Ásia, Indonésia prefere o clima tropical úmido, mas não aceita excesso de água em suas raízes, prefere a luz difusa e não gosta de correntes de ar constantes, sendo assim cultivada, não perde suas folhas mesmo nos meses que não apresenta floração.
Multiplicando-se facilmente por divisão da ramagem e estaquia dos ramos, a Flor-batom prefere solo fértil, bem drenável e rico em húmus de minhoca.
O nome popular da Flor-batom surgiu por causa de suas inflorescências com flores de corola tubular, bilabiada e de cor vermelho vivo, e cálice cilíndrico, com tonalidades que variam do verde ao marrom-arroxeado, assemelhando-se a um batom.





Nome Científico: Aeschynanthus radicans
Nomes Populares: Flor-batom, Planta-batom
Família: Gesneriaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Curiosidades: prefere ser irrigada com água morna e com o beliscamento da ponta dos ramos se estimula o adensamento da folhagem da planta



Visite também: Blog Círculo do Verde
Aprenda como plantar flores, plantas e frutíferas, saiba qual melhor adubo ou fertilizante usar, qual melhor substrato ou solo ideal para produzir muitas frutas, plantas e flores.
Conheça as plantas raras e flores exóticas, qual melhor vaso para plantar, como fazer podas e a quantidade correta para ter flores no jardim o ano todo.
Dicas de como cultivar suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, plantas carnívoras, rosas, samambaias, trepadeiras, plantas de ar, palmeiras, bonsai, rosas do deserto, ervas aromáticas, plantas aquáticas e gramados, com os diversos tipos e qualidades de grama melhor indicado para cada região.
Entenda qual melhor planta para luz direta, luz indireta, meia sombra, locais sombreados, qual planta é ideal para plantar em regiões litorâneas, qual planta resiste a salinidade e climas de frio intenso com geadas.
Aprenda montar você mesmo, jardins de inverno, jardins desérticos, jardins verticais, como fazer orquídea florir e ter flores coloridas no jardim o ano inteiro, como atrair passarinhos, borboletas e beija-flor ao jardim.
Dicas de receitas caseiras para combater pragas e infestações de pulgão, cochonilha, formigas, lagartas e fungos, entenda qual melhor veneno para acabar com cada tipo de ataque ao seu jardim.
Tecnologia do Blogger.