Matthiola incana




Nome Científico: Matthiola incana
Nomes Populares: Goivo, Goiveiro-da-rocha, Goiveiro-encarnado, Goiveiros, Goivo-encarnado, Goivos, Matióla
Família: Brassicaceae
Categoria: Flores Anuais
Flores: simples ou dobradas, de diversos tons de cores
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, Ásia, Europa
Altura: 0.3 a 0.4 metros
Solo: fértil e bem drenado
Podas: somente de manutenção para estimular o florescimento
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual, Bienal
Multiplicação: sementes
Curiosidades: possui perfume suave

Semi-herbácea, florífera e nativa da região mediterrânea, o Goivo ou Matthiola incana pertencente a família Brassicaceae é de porte pequeno, atingindo cerca de 45 cm de altura em média. De caule ereto a levemente tortuoso possui folhas lanceoladas que dá a folhagem uma coloração verde acinzentada, bem ornamental.
Suas inflorescências eretas e terminais surgem durante a Primavera e podem ser simples ou dobradas (As plantas de flores dobradas são estéreis) e de diversas cores, desde o branco, rosa, vermelho até o violeta, com diversas tonalidades intermediárias.
Somente as variedades de flores simples possuem fruto, que é do tipo síliqua que de suas sementes podem se originar plantas tanto de flores simples quanto dobradas.
Ideal para ser cultivada em bordaduras e maciços, o goivo é uma planta graciosa e rústica, com folhagem e floração bem ornamentais, podendo ser cultivadas também em vasos e grandes floreiras.
Utilizada como flor de corte seu uso se estende a confecção de buquês, devido suas longas inflorescências.
O goivo deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, com adubações mensais durante o período de crescimento e floração.
Prefere solos de arenosos a argilosos mas nunca encharcados, sendo capaz de tolerar curtos períodos de estiagem, necessitando de podas para remoção das inflorescências velhas, a qual estimulará a planta a um novo florescimento. Aprecia o clima ameno, mas pode ser conduzido em estufas em regiões de clima temperado. Multiplica-se por sementes postas a germinar no final do Verão e no Outono.
As flores do Goivo são muito perfumadas e algumas variedades liberam seu aroma de maneira mais intensa à noite, sendo propício seu cultivo próximo de caminhos no jardim.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.