Schlumbergera truncata - A Flor de Maio





A Schlumbergera truncata pertencente a família botânica Cactaceae ficou conhecida popularmente como flor-de-maio ou flor-de-seda. Mas o que pouca gente sabe é que esta bela espécie na verdade trata-se de um cacto.

Nome Científico: Schlumbergera truncata
Sinonímia: Epiphyllum truncatum, Zygocactus truncatus
Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Curiosidade: Atrai beija-flor para o jardim




Um dos cactos mais apreciados e difundidos no Brasil é a flor-de-maio, que ao contrário do que parece floresce em pleno Outono, o que lhe confere o nome de flor-de-natal no Hemisfério Norte. Por este motivo é campeã de vendas em floriculturas nesta época para ser oferecida da forma de presente. Seu caule é formado de várias artículos que se destacados podem formar novas plantas. Seu cultivo é bem simples, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada. Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser de várias cores como rosas, laranjas, vermelhas e brancas. Sua beleza não encanta só os seres humanos, elas são ideais para atrair beija-flores.
Deve ser cultivado em substrato para epífitas misturado à terra vegetal, regada periodicamente, à meia-sombra. Fica muito bem isolada em vasos ou em combinação com outras epífitas, sobre árvores e paredes preparadas, uma boa dica é cultivá-la juntamente com plantas suculentas pendentes. Na hora de plantá-la dê preferência a vasos ou arandelas de boca larga. No Brasil é comum vê-las por toda parte, todas floridas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.