Cissus rhombifolia - O Cipó Uva




A Cissus rhombifolia é uma espécie trepadeira perene pertencente a família botânica Vitaceae, originária da América do Sul e que ficou conhecida por diversos nomes populares diferentes, entre eles: Anil-Trepador, Cisso, Cissus, Uva-Brava, Uva-do-Mato, Uva-Selvagem ou Cipó Uva.
Trepadeira perene, de textura semi-herbácea, caule ramificado, com ramos delgados, de cor castanha que se adapta muito bem a ambientes internos e áreas sombreadas do jardim. Suas folhas geralmente possuem coloração mais clara enquanto jovem, tornando-se cada vez mais escura com o passar do tempo.
O Cipó-uva é uma espécie rústica, possui crescimento moderado e com folhagem muito ornamental, motivo pelo qual é muito utilizada na decoração de ambientes interiores, geralmente cultivada em vasos e cestas, de forma pendente ou ainda como planta trepadeira, com ajuda de suportes.
Prefere ambientes bem arejados e que podem variar desde o sol pleno, meia sombra ou de luz difusa, sempre em substrato leve, fértil e acrescido de matéria orgânica, bem drenável e com regas regulares. Para estimular o crescimento do Cipó-uva, o ideal é utilizar periodicamente NPK 4-14-8. Adapta-se aos mais variados tipos de clima (Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical), mas não tolera geadas.
Multiplica-se durante a Primavera por meio de estacas.





Nome Científico: Cissus rhombifolia
Nomes Populares: Cipó-uva, Anil-trepador, Cisso, Cissus, Uva-brava, Uva-do-mato, Uva-selvagem
Família: Vitaceae
Ciclo de Vida: Perene
Origem: América do Sul
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Porte: 1.2 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Solo: Leve, fértil e bem drenado
Regas: Regulares
Podas: Só de limpeza e manutenção
Multiplicação: Estaquia
Curiosidades: Adapta-se muito bem a ambientes arejados, internos e externos, pode ser cultivado como trepadeira ou como planta pendente.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.