Basella rubra - Bertalha





Originária da África tropical e sudeste da Ásia, a Basella rubra é conhecida no Brasil como espinafre-do-ceilão, espinafre-malabar ou Bertalha e trata-se de uma trepadeira que pode ser cultivada como planta ornamental, medicinal e até comestível.
Ótima para ornamentar o jardim, a Bertalha possui folhas suculentas em forma de coração e verde-avermelhadas que podem ser consumidas na forma de saladas, sopas e refogados, com gosto bem parecido ao do espinafre.
As flores rosadas da Bertalha surgem durante todo o ano em grande quantidade em longas inflorescências que também são repletas de frutos arredondados na cor roxo intenso.
A Bertalha aprecia o sol pleno e o solo rico em matéria orgânica, mantido úmido e bem drenado, sua propagação se faz por sementes.
Pose ser cultivada em vasos ou floreiras desde que possua suporte de apoio para que a planta cresça de forma vertical.






Aprenda como plantar flores, plantas e frutíferas, saiba qual melhor adubo ou fertilizante usar, qual melhor substrato ou solo ideal para produzir muitas frutas, plantas e flores.
Conheça as plantas raras e flores exóticas, qual melhor vaso para plantar, como fazer podas e a quantidade correta para ter flores no jardim o ano todo.
Dicas de como cultivar suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, plantas carnívoras, rosas, samambaias, trepadeiras, plantas de ar, palmeiras, bonsai, rosas do deserto, ervas aromáticas, plantas aquáticas e gramados, com os diversos tipos e qualidades de grama melhor indicado para cada região.
Entenda qual melhor planta para luz direta, luz indireta, meia sombra, locais sombreados, qual planta é ideal para plantar em regiões litorâneas, qual planta resiste a salinidade e climas de frio intenso com geadas.
Aprenda montar você mesmo, jardins de inverno, jardins desérticos, jardins verticais, como fazer orquídea florir e ter flores coloridas no jardim o ano inteiro, como atrair passarinhos, borboletas e beija-flor ao jardim.
Dicas de receitas caseiras para combater pragas e infestações de pulgão, cochonilha, formigas, lagartas e fungos, entenda qual melhor veneno para acabar com cada tipo de ataque ao seu jardim.
Tecnologia do Blogger.