Lantana camara





Lantana camara pertencente a família Verbenaceae ou Cambará como é popularmente conhecido, além de uma espécie muito ornamental, ainda pode ser usado na medicina caseira para combater diversos males. 
Este arbusto florífero originário da América Central e América do Sul tem efeito muito ornamental no jardim, se tornando uma excelente opção para a formação de bordaduras e maciços. As inflorescências são compostas por numerosas flores, formando mini-buquês das mais variadas cores, como rosa, branco, vermelho, amarelo e laranja; sendo muito comum observar, na mesma inflorescência, flores com colorações bem diferentes. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou semipendentes.
Para seu cultivo o solo deve ser bem fértil e enriquecido com compostos orgânicos, suas regas devem ser periódicas e deve ser cultivado em pleno sol.
A quem afirme que o cambará pode se tornar uma erva daninha no jardim, já que tem grande potencial invasivo, portanto é preciso fazer a manutenção preventiva, já na natureza se não combatida pode ocorrer a formação descontrolada em grandes áreas, afetando a regeneração de espécies nativas, já que se desenvolve muito rápido.
Na natureza sua propagação é feita por sementes trazidas por pássaros. É bem tolerante ao frio e suporta podas constantes, sendo assim também é usada para Bonsai. Sua multiplicação é por estacas e sementes, seu preço é bem atraente, quase insignificante se comparado à outras espécies. Possui propriedades medicinais, porém também é considerada planta tóxica e sua utilização terapêutica deve ter acompanhamento médico.
Suas indicações são variadas, mas entre elas podemos destacar sua utilização para infecções respiratórias, alergias respiratórias, reumatismo, febre, infecções de ouvido.
Suas propriedades são: Balsâmico, diurético, estimulante, expectorante, sudorífera, tônico
Partes usadas: Folhas
O cambará traz muitas flores para seu jardim, além de muitas borboletas e beija-flores.




Nome Científico: Lantana camara
Sinonímia: Lantana mista, Lantana armata, Lantana aculeata
Nome Popular: Cambará, cambarazinho, lantana-cambará, cambará-de-cheiro, verbena-arbustiva, cambará-verdadeiro, cambará-miúdo
Divisão: Angiospermae
Família: Verbenaceae
Ciclo de Vida: Perene
Origem: América Central e América do Sul
Tecnologia do Blogger.