Tecoma stans - O Ipê-de-jardim




O Tecoma stans nativo dos Estados Unidos, México, Caribe e América Central é um arbusto que pode atingir até 6 metros de altura e ficou conhecido popularmente no Brasil como Ipezinho-de-jardim, conquistando o gosto do Brasileiro por causa de sua florada muito ornamental.
Típico de clima subtropical e tropical, o Ipêzinho-de-jardim resiste bem a geadas, pode ser cultivada isolada, em grupos ou podada como arvoreta para enfrentar calçadas estreitas e sob fiação elétrica.
Suas flores muito vistosas são amarelas e medem cerca de 5 cm de comprimento, surgindo da Primavera ao Outono, ideal para quem procura flores para o jardim.
Precisa de solo arenoargiloso e deve ser regado apenas quando estiver seco. Multiplica-se por sementes ou estaquia, é uma planta bem rústica e de crescimento rápido, podendo se tornar uma planta invasora se não for controlada.





Nome Científico: Tecoma stans
Nomes Populares: Ipê-de-jardim, Amarelinho, Bignônia-amarela, Carobinha, Guarã-guarã, Ipê-amarelo-de-jardim, Ipê-mirim, Ipêzinho-de-jardim, Sinos-amarelos
Família: Bignoniaceae
Categoria: Árvores de calçada, Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, América do Sul, Estados Unidos, México
Altura: 3.0 a 6.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Solo: argiloarenoso
regas: somente quando estiver seco
Floração: Primavera ao Outono
Flores: amarelas e abundantes
Multiplicação: sementes ou estaquia
Curiosidades: apresenta flores parecidas com as do Ipê-amarelo (Tabebuia spp)
Cuidados: crescimento rápido, podendo se tornar planta invasora







Tecnologia do Blogger.