Gliricidia sepium - Mãe-do-cacau





A Gliricidia sepium é uma árvore nativa da América Central e ficou conhecida popularmente no Brasil como Mãe-do-cacau, isso por que antigamente ela era usada para sombrear plantações de cacau, que só se desenvolve em meia-sombra.
A Mãe-do-cacau atinge de 3 metros (em dois anos após o plantio) até 10 metros de altura quando adulta e seu crescimento rápido foi um dos principais motivos para que fosse disseminada por todas as regiões do Brasil e por ter sido largamente utilizada nas plantações de cacau.
Rústica e de fácil cultivo a Mãe-do-cacau tem ramagem ampla com folhas compostas e folíolos ovalados, menos no Outono e Inverno quando ela fica sem folhas.
No final do Inverno a Mãe-do-cacau promove um verdadeiro espetáculo com suas inflorescências, alongadas e repletas de flores rosadas com uma mancha central amarelada, surgindo de toda sua ramagem, as inflorescências lembram os cachos de flores da famosa trepadeira glicínia, são levemente perfumadas e muito ornamentais.
Seus frutos são vagens lenhosas, onduladas e repletas de sementes, muito difundidas por serem utilizadas como veneno para ratos, tanto que em determinadas regiões ficou conhecida também pelo nome de matarraton.
A Mãe-do-cacau pode ser amplamente utilizada em arborização de ruas, parques e jardins ou em locais que necessitem de sombreamento rápido. Aprecia solo rico em matéria orgânica, úmido e bem drenado, sua propagação é feita facilmente por meio de sementes.
Também é encontrada na variedade alba de flores brancas.







Aprenda como plantar flores, plantas e frutíferas, saiba qual melhor adubo ou fertilizante usar, qual melhor substrato ou solo ideal para produzir muitas frutas, plantas e flores.
Conheça as plantas raras e flores exóticas, qual melhor vaso para plantar, como fazer podas e a quantidade correta para ter flores no jardim o ano todo.
Dicas de como cultivar suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, plantas carnívoras, rosas, samambaias, trepadeiras, plantas de ar, palmeiras, bonsai, rosas do deserto, ervas aromáticas, plantas aquáticas e gramados, com os diversos tipos e qualidades de grama melhor indicado para cada região.
Entenda qual melhor planta para luz direta, luz indireta, meia sombra, locais sombreados, qual planta é ideal para plantar em regiões litorâneas, qual planta resiste a salinidade e climas de frio intenso com geadas.
Aprenda montar você mesmo, jardins de inverno, jardins desérticos, jardins verticais, como fazer orquídea florir e ter flores coloridas no jardim o ano inteiro, como atrair passarinhos, borboletas e beija-flor ao jardim.
Dicas de receitas caseiras para combater pragas e infestações de pulgão, cochonilha, formigas, lagartas e fungos, entenda qual melhor veneno para acabar com cada tipo de ataque ao seu jardim. 
Tecnologia do Blogger.