Parthenocissus quinquefolia - Trepadeira Vigorosa





Nome Científico: Parthenocissus quinquefolia
Nomes Populares: Hera-americana, Trepadeira-da-virgínia, Vide-virgem, Videira-virgem, Vinha-virgem, Vinha-virgem-da-virgínia
Família: Vitaceae
Categoria: Forrações à Meia Sombra, Trepadeiras
Clima: Subtropical, Temperado
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Regas: Periódicas
Origem: América do Norte
Altura: acima de 12 metros
Poda: Durante o Inverno
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Sementes e estaquia
Dicas e cuidados: Em muitos casos pode se tornar invasiva se não controlada.






A Parthenocissus quinquefolia é uma espécie de trepadeira muito ornamental pertencente a família botânica Vitaceae, que ficou conhecida popularmente no Brasil como Hera-americana.
É uma espécie de trepadeira de crescimento muito vigoroso, semi-lenhosa, decídua e de folhagem muito ornamental, apresenta gavinhas que terminam em discos aderentes, capazes de fixar a planta em superfícies ásperas, própria para revestir troncos de árvores, paredes chapiscadas, muros ou cercas.
O caule da Parthenocissus quinquefolia é inicialmente esverdeado, mas com o passar do tempo se torna marrom e pubescente. Quando bem tutorada pode atingir facilmente de 10 a 30 metros de altura ou comprimento, suas folhas são alternas, longo-pecioladas, compostas, palmadas e tipicamente divididas em cinco folíolos elípticos, com margens serrilhadas.
A cor das folhas da Parthenocissus quinquefolia varia conforme a estação do ano, na Primavera e Verão são de tons verdes e no Outono adquire tons avermelhados, antes de cair.
Na primavera e verão, suas inflorescências com numerosas flores pequenas, esverdeadas com importância ornamental secundária contrastam com seus frutos pretos esféricos, com duas ou três sementes, muito semelhantes a uvas. Por conter ácido oxálico são venenosos para mamíferos, mas muito apreciados pelos pássaros.
De crescimento rápido, a hera-americana deve ser podada no Inverno, época em que a planta não apresenta folhas.
A Parthenocissus quinquefolia deve ser cultivada em ambientes de sol pleno ou meia-sombra, com solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem drenável e irrigado periodicamente. Aprecia climas de subtropicais a temperado.
Apesar de ser uma trepadeira, a hera-americana pode fazer às vezes de forração, emitindo fortes raízes adventícias no solo. Neste caso, não é tolerado o pisoteio da planta.
Multiplica-se por sementes e por estaquia. As sementes geralmente necessitam de pelo menos 2 meses de frio, antes do plantio, para quebra da dormência.

Cuidados:
A hera-americana pode se tornar invasiva em determinadas situações e, se deixada a crescer livremente, pode sufocar arbustos e outras plantas.







Tecnologia do Blogger.