Thunbergia grandiflora - Trepadeira Azulzinha





A Thunbergia grandiflora pertencente a família botânica Acanthaceaeficou conhecida popularmente como Azulzinha ou Tumbérgia-azul.
A Tumbérgia azul é uma trepadeira muito rústica e ornamental, que apresenta flores grandes de coloração azul com o centro branco.
Embora suas flores surgirem durante o ano todo, a maior intensidade de floração ocorre durante a Primavera e Verão.
Suas folhas são perenes, verde-escuras e um pouco dentadas, seu crescimento é rápido, o que propicia uma boa cobertura para pergolas, arcos e caramanchões. É uma espécie de trepadeira muito atrativa para as abelhas mamangavas.
Tolera bem o frio subtropical, deve ser cultivada sob pleno sol em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e regas regulares, as adubações com farinha de ossos estimulam uma intensa floração. Multiplica-se por meio de estaquia. Ocorre ainda uma variedade de Tumbérgia de flores brancas.






 Nome Científico: Thunbergia grandiflora
Nomes Populares: Tumbérgia-azul, Azulzinha
Família: Acanthaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Índia
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Flores: Grandes, azúis e em grande quantidade
Regas: Regulares
Altura: 4.7 a 6.0 metros
Adubação: Periódica com farinha de ossos
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia
Curiosidades: Possui uma variedade de flores brancas





Visite também: Blog Círculo do Verde
Aprenda como plantar flores, plantas e frutíferas, saiba qual melhor adubo ou fertilizante usar, qual melhor substrato ou solo ideal para produzir muitas frutas, plantas e flores.
Conheça as plantas raras e flores exóticas, qual melhor vaso para plantar, como fazer podas e a quantidade correta para ter flores no jardim o ano todo.
Dicas de como cultivar suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, plantas carnívoras, rosas, samambaias, trepadeiras, plantas de ar, palmeiras, bonsai, rosas do deserto, ervas aromáticas, plantas aquáticas e gramados, com os diversos tipos e qualidades de grama melhor indicado para cada região.
Entenda qual melhor planta para luz direta, luz indireta, meia sombra, locais sombreados, qual planta é ideal para plantar em regiões litorâneas, qual planta resiste a salinidade e climas de frio intenso com geadas.
Aprenda montar você mesmo, jardins de inverno, jardins desérticos, jardins verticais, como fazer orquídea florir e ter flores coloridas no jardim o ano inteiro, como atrair passarinhos, borboletas e beija-flor ao jardim.
Dicas de receitas caseiras para combater pragas e infestações de pulgão, cochonilha, formigas, lagartas e fungos, entenda qual melhor veneno para acabar com cada tipo de ataque ao seu jardim.



Tecnologia do Blogger.