Jacquemontia pentanthos





A Jacquemontia pentanthos é uma espécie de trepadeira volúvel pertencente a família botânica Convolvulaceae que ficou conhecida popularmente no Brasil como Trepadeira Céu-azul.
Originária da América Central, América do Norte, Estados Unidos e México, a trepadeira Céu-azul possui um florescimento vistoso, sua ramagem é fina, herbácea e ramificada, de cor verde a levemente avermelhada, suas folhas são ovaladas a cordiformes, brilhantes, acuminadas, alternas, verdes e com nervuras bem marcadas.
Seu belo florescimento se estende por todo ano, com mais intensidade no Inverno e após as chuvas. Suas belas flores azuis e delicadas são em forma de sino, despontando em cachos nas axilas foliares. Elas se abrem pela manhã e tendem permanecer abertas durante todo o dia, fechando-se após o entardecer.
O nome popular de trepadeira Céu-azul se deve ao fato da espécie no auge de sua floração, permanecer com mais de cem flores abertas ao mesmo tempo, criando um efeito muito ornamental. Rústica e de crescimento rápido, deve ser controlada com podas para que não se torne uma espécie invasiva, apesar disso, não é muito grande e nem muito longeva, de forma que seu uso não é indicado para grandes suportes, com colunas muito calibrosas, em jardins com foco mais perene.
Se bem tutorada a trepadeira Céu azul pode ser cultivada também em grandes vasos e jardineiras, opção ideal para compor a entrada de casas, adornar pátios e varandas ensolaradas.
Deve ser cultivada sempre em ambientes de sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, porém não tolera encharcamentos de solo. A Jacquemontia pentanthos depois de plenamente estabelecida é capaz de tolerar curtos períodos de estiagem. É uma espécie ideal para ser cultivada em regiões litorâneas pois tolera bem à maresia e salinidade. Perde a beleza com o passar do tempo, necessitando o plantio de uma nova muda. Multiplica-se por estaquia dos ramos.
A trepadeira céu-azul é ideal para cobrir treliças, cercas de alambrado, e outras estruturas leves nas quais possa se enrolar e subir, mas por causa de seu rápido crescimento, deve-se ficar atento para que não se torne uma espécie invasivas em determinadas situações.
 




Nome Científico: Jacquemontia pentanthos
Sinonímia: Convolvulus pentanthos, Convolvulus violaceus, Convolvulus umbellatus, Jacquemontia azurea, Jacquemontia houseana, Jacquemontia violacea, Jacquemontia canescens, Jacquemontia pentantha, Jacquemontia elongata
Nomes Populares: Céu-azul, Aguinaldo-azul, Amarra-cachorro, Trepadeira-céu-azul
Família: Convolvulaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Solo: Fértil, enriquecido com matéria orgânica
Regas: Regulares
Origem: América Central, América do Norte, Estados Unidos, México
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Bienal, Perene
Dicas: Rústica e de crescimento rápido, deve-se ficar atento para que não se torne invasiva









Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.