Mucuna bennettii e as Borboletas no Jardim




A Mucuna bennettii é uma espécie de trepadeira pertencente a família botânica Fabaceae que ficou popularmente conhecida como Jade-vermelha.
Trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento muito ornamental, seu caule é volúvel, ramificado e inicialmente herbáceo, mas gradativamente lignifica, de acordo com a necessidade de suportar a planta.
Folhas trifoliadas, alternas, com folíolos elípticos a ovalados, acuminados, coriáceos e de cor verde brilhante, já suas inflorescências são do tipo rácemo, pendentes, longas e muito vistosa, surgindo sempre durante a Primavera, abrindo-se sucessivamente da base até a ponta, são de cor vermelha brilhante, lembrando o bico de um pássaro. As belas flores da Jade vermelha são capazes de atrair muitas borboletas ao jardim.
É uma espécie rústica, não precisa de tutoramento e exige pouca manutenção.
A Jade vermelha possui folhagem densa, vistosa e de crescimento rápido, sendo necessário podas para controlar o seu crescimento.  Aprecia ambientes de sol pleno ou meia sombra, solo fértil e rico em matéria orgânica, tolera alta umidade e calor tropical, não tolera o frio ou geadas.
Como necessita de muito espaço para se desenvolver, a Jade vermelha não é muito indicada para cultivo em vasos ou floreiras. Deve ser irrigada regularmente.
Com sua farta floração valoriza pérgolas, gazebos e caramanchões robustos e grandes, de preferência que possam ser apreciados de baixo.
Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas antes do plantio, e também por estaquia e alporquia dos ramos. A germinação ocorre em 30 a 60 dias após a semeadura.



Nome Científico: Mucuna bennettii
Sinonímia: Mucuna bennetti, Mucuna albertisii, Mucuna novoguineensis
Nomes Populares: Jade-vermelha, Trepadeira-jade-vermelha, Trepadeira-filipina, Mucuna, Flama-da-Floresta, Trepadeira-da-nova-guiné
Família: Fabaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Nova Guiné, Oceania
Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Regas: Regulares
Multiplicação: Sementes, estaquia e alporquia
Curiosidade: No verão surgem suas vagens contendo curiosas sementes semelhantes a um pequeno hamburguer.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.