Plantas Amigas - Repelir Ataque de Insetos




É sabido que as plantas exalam cheiros característicos que atraem seus inimigos (praga) e predadores, logo, se cultivadas em locais estratégicos são capazes de se tornarem plantas amigas de seu jardim. Certos vegetais plantados juntos com as culturas, são capazes de confundirem o olfato de diversos insetos e acabam por diminuir o ataque de algumas pragas no seu jardim ou horta. Algumas plantas também são capazes de eliminar ácidos através de seu sistema radicular, os quais inibem a multiplicação de outras plantas consideradas invasoras ou daninhas.
Abaixo uma lista de espécies que possuem as propriedades ideias para proteger seu jardim ou horta.


Alecrim: Repele borboletas da couve, mosca da cenoura, sendo companheira da salvia, couve e cebola.


Alho: Plantado nas bordas do canteiro repele pragas como pulgões.


Arruda: Planta repelente. Plantar nas bordas dos canteiros, evita lagartas e outros insetos em folhosas. Plante perto das roseiras e framboesas para repelir o besouro.


Camomila: Ajuda as plantas fracas a se restabelecerem. Chá de camomila é eficiente para muitas doenças das plantas, principalmente se as plantas forem jovens.


Cinamomo: Árvore de ação inseticida. Plantar perto de pocilgas e estrebarias e erradica as formigas cortadeiras.


Citronela: Planta aromática, bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes. Pode ser plantada em vasos, hortas e jardins. Repele pragas e protege as plantas. Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente. Para afastar mosquitos e outros insetos em ambientes residenciais, colha duas a três folhas de citronela, corte-as em pequenos pedaços com uma tesoura e coloque-os em pires. Distribua os recipientes pelos ambientes da casa para espalhar a essência.


Cravo-de-defunto (Tagetes): Usado para erradicar nematóides do solo e as formigas cortadeiras. Suas flores e sementes secas espantam pulgas.


Erva-Cidreira (Melissa): Companheira do tomate, bom para colocar entre as roupas, espanta traças.


Eucalipto: Suas folhas colhidas ainda verde, secadas e moídas, podem ser usadas como inseticida no controle de pragas de grãos armazenados.


Funcho: Plantar longe das hortaliças. Não combina com a maioria das plantas.


Gerânio: Repele insetos de hortas e jardins.


Gergelim: As saúvas gostam muito das folhas do gergelim, porém as folhas do gergelim têm substâncias que acabam matando os fungos que alimentam as saúvas.


Hortelã: A hortelã da folha miúda plantada nas bordaduras dos canteiros de hortaliças impede o ataque de formigas e repele borboletas da couve.


Mal-Me-Quer: Plantar em volta das verduras para repelir os insetos.


Manjerona: Melhora o sabor das hortaliças quando plantada espaçadamente na horta.


Pimenta: A pimenta plantada dentro da horta também afasta os insetos.


Salvia: Quando plantada nas bordas dos canteiros das verduras detém as mariposas dos repolhos e a mosca da cenoura. Mantê-la afastada dos pepinos.


Urtiga: Companheira das batatas. Repele insetos em geral, sua infusão é eficaz inseticida.


Caso essas plantas acima não forem capazes de repelir o ataque dos insetos, seja prudente e só utilize inseticidas naturais.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.