Serissa fétida





Nome Científico: Serissa foetida
Nomes Populares: Serissa, Mil estrelas, Árvore das mil estrelas
Famíla Botânica: Rubiaceae
Origem: Ásia, China, Japão
Porte: até 90cm
Flores: brancas e pequenas durante o ano todo
Categoria: Arbustos, Bonsai, Cercas Vivas, Forrações ao Sol Pleno, Gramados e Forrações
Cultivo: em jardins para a formação de renques ou bordaduras
Solo: fértil e bem drenável
Clima: ameno
Luminosidade: sol pleno, meia sombra
Irrigação: periódica
Dificuldade de cultivo: fácil
Adubação: NPK
Multiplicação: Estaquia
Curiosidades: quando amassadas suas flores exalam mau cheiro. Tem sido muito usado para o plantio junto a muros e grades.




A Serissa foetida pertencente a família botânica Rubiaceae é um pequeno arbusto de crescimento compacto, muito ramificado e de folhas perenes e com abundante floração.
Suas folhas na espécie típica são bem pequenas, brilhantes e de cor verde, ideias para a formação de bonsai, ocorrem ainda formas “Variegatas”, com folhas de margens cor branco, creme e amarelas.
A Serrissa ficou conhecida popularmente no Brasil também por outros dois nomes: árvore mil estrelas e mil estrelas, principalmente por causa de sua numerosa floração que ocorre na Primavera e Verão. A planta que tem flores miúdas, de cor branca a rosa, de acordo com a cultivar, possui o formato de estrela.
No jardim a serissa pode ser utilizada isolada, em conjunto com outras plantas, ou em grupos, sendo ideal desde a topiaria até para delimitar caminhos em bordaduras ou na formação de sebes baixas.
Muito rústica, pode ser cultivada em vasos e jardineiras, criando belo efeito ornamental já que possui florada abundante. Sua manutenção é baixa, só requer poda de limpeza o que estimula sua floração, não é exigente quanto a adubação.
Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo fértil, bem drenável e irrigada periódicamente. Para uma intensa floração necessita de sol direto, mas precisa ser protegida nas horas mais quentes do dia, principalmente durante o Verão. Aprecia umidade mas não tolera encharcamentos, tolera frio subtropical, mas pode amarelar e perder folhas, que logo irão brotar.
Multiplica-se facilmente por estacas postas para enraizar na primavera. É possível enraizar estacas em copos com água.





Veja Também: 


Tecnologia do Blogger.