Acacia mearnsii





Antes de chegar ao Brasil esta bela espécie trazida por Júlio Lohmann saiu da Austrália e ainda passou pela África-do-Sul, mas valeu a pena esperar. Essa espécie era plantada apenas como exemplar ornamental, porém ela reservava outras qualidades, descobriu-se que sua casca depois de seca possui cerca de 15% de água e 44% de tanino. O tanino para quem não sabe é muito usado para curtir couro, entre outras coisas.
Sua madeira branca, com cerne pardo avermelhada, muito cobiçada para a fabricação de móveis e madeiramentos é também muito usada na fabricação de papel.
Mas você deve estar se perguntando, por que o nome Acácia-negra? Também não sei te dizer, já que esta bela árvore possui cachos de flores amarelas e da cor negra não tem nada. No Inverno em regiões montanhosas ou no Outono onde o clima é sempre frio, é que se tem noção da beleza do seu colorido.
Seu plantio é simples e não tem grandes exigências ou cuidados, tanto que pode ser semeada diretamente no local do plantio, mas tome cuidado com formigas cortadeiras, já que são suas maiores inimigas.
Falando nisso você deve ter cuidado também com o inseto Oncideres impluvita, conhecido popularmente por serrador-da-acácia-negra, por que ele corta os ramos e folhas em qualquer dos estágios de desenvolvimento da acácia. Para controlar o inseto e proteger a planta faça catação manual quando a planta ainda for jovem. O curioso deste inseto é que ao contrário do que se imagina, quem ataca a planta são as fêmeas, pouco antes da postura dos ovos.



Dicas de Cultivo

Luminosidade: sol pleno, não devendo ser plantada muito próxima de outras árvores de maior porte, que possam sombreá-la
Solo: não é exigente, dispensando, inclusive o rico em matéria orgânica.
Clima: ameno, vai muito bem em regiões onde o clima é frio.
Multiplicação: na Região Sul, durante a Primavera e Outono, por meio de estacas de ramos ou sementes. No Centro-Norte a melhor época é a das chuvas, pelos mesmos sistemas. Para aumentar o poder de germinação, é aconselhável deixar as sementes mergulhadas durante 15 minutos em água quente. Tenha apenas o cuidado de deixar a água fervida descansar antes por 8 minutos. Já a reprodução por estacas, mais simples do que por sementes, deve ser feita com um ramo que brotou na Primavera, e que não tenha lenho.
Nome Científico: Acacia mearnsii
Família: leguminosas
Origem: Austrália
Floração: Outono e Inverno
Poda: de limpeza
Irrigação: 2 vezes por semana no início do crescimento




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.