Cobaea scandens




Nome Científico: Cobaea scandens
Nomes Populares: Estefânia, Cobéia, Sinos-de-catedral, Sinos-de-convento
Família: Polemoniaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Regas: Regulares
Luminosidade: Sol Pleno
Solo: Fértil, drenável e rico em matéria orgânica
Ciclo de Vida: Perene
Podas: De limpeza e manutenção
Multiplicação: Sementes, estaquia e alporquia.
Cuidados: Não tolera geada e frio intenso.
Curiosidade: Suas flores surgem em tons esverdeados e com o passar do tempo se tornam brancas ou roxas.






A Cobaea scandens é uma bela trepadeira tropical pertencente a família botânica Polemoniaceae, vigorosa, de textura semi-lenhosa e florescimento ornamental. Conhecida popularmente como Cobéia, Sinos-de-catedral e Sinos-de-convento, a Estefânia possui caule de crescimento rápido e muito ramificado, com ramagem longa, escandente.
Alcançando de 1 a 3 metros de comprimento, a Estefânia possui folhas alternas, perenes, compostas pinadas, com três a seis folíolos elípticos, glabros, com gavinhas ramificadas na base.
Florescendo no Verão, suas flores em formato de sino apresentam coloração esverdeada que gradativamente se tornam brancas ou roxas, conforme a variedade cultivada, seus frutos com numerosas sementes grandes e aladas, são do tipo cápsula e elípticos.
De crescimento vigorosos é indicada para cobrir estruturas grandes e fortes, como caramanchões, pérgolas, muros e árvores, mesmo assim pode ser cultivada em grandes vasos e floreiras. A Estefânia exala um delicioso aroma almiscarado.
Deve ser cultivada sob sol pleno em regiões mais frias, ou em meia sombra em locais quentes, o solo deve ser fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Não tolera geadas ou frio intenso e necessita de tutoramento adequado para que se fixe bem ao suporte. Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.