Dracaena reflexa 'variegata'



A Dracaena reflexa 'variegata' pertencente a família botânica Asparagaceae, é uma espécie arbustiva com bela folhagem estreita e brilhante que ficou conhecida popularmente em todo o Brasil como Pleomele fita 'variegada'. Sua folhagem verde escura e com as margens esbranquiçadas se tornou o principal diferencial desta bela espécie em relação aos demais arbustos do mesmo gênero. Espécie de clima tropical, a Pleomele fita 'variegada' chega a medir até 4 metros e não possui floração com valor ornamental, apesar de exalar um agradável aroma suave.
A Pleomele fita 'variegada' não tolera geadas e a salinidade de regiões litorâneas, desenvolvendo-se bem sobre sol pleno ou meia sombra, podendo ser mantida até em ambientes internos. O solo deve ser rico em matéria orgânica, poroso e bem drenado.
A Pleomele possui outras variedades que se destacam pela beleza, a “Song of India”, com folhas de margens cor verde-limão, e a “Song of Jamaica”, de margens cor branco-creme.





Nome Científico: Dracaena reflexa
Nomes Populares: Pleomele, Dracena-malaia, Pau-d'água
Família: Asparagaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África, Ilhas Mascarenhas, Madagascar
Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Solo: Rico em matéria orgânica, poroso e bem drenado
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Regas: Regulares
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia de ramos lenhosos, semi-lenhosos e ponteiros
Curiosidades: Planta recomendada para purificação do ar em interiores, considerada eficiente na remoção de compostos tóxicos do ar como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.