Evolvulus glomeratus




Nome Científico: Evolvulus glomeratus
Nomes Populares: azulzinha e evólvulo
Família Botânica: Convolvulaceae
Origem: Brasil, América do Sul
Porte: de 20 cm a 30cm de comprimento
Folhas:ovaladas e aveludadas
Flores: pequenas, mas bastante ornamentais
Cultivo: em vasos e jardineiras, como planta pendente, ou formando bordaduras e como forração
Solo: rico em matéria orgânica e bem drenado
Clima: Equatorial, Tropical e Subtropical
Luminosidade: pleno sol ou meia-sombra
Irrigação: frequente, mas sem encharcamentos
Dificuldade de cultivo: nenhuma, mas não tolera temperaturas muito baixas de Inverno
Multiplicação: facilmente por estacas ou por divisão das plantas adultas. As estacas devem ser cortadas no Inverno e mantidas em estufas para enraizar
Curiosidade: as flores são formadas durante quase o ano todo, sua beleza e efeito pendente ficam muito evidenciados quando cultivada em cestas suspensas.






A Evolvulus glomeratus ou Azulzinha é uma planta herbácea muito ornamental, rústica e de floração abundante. Suas folhas são pequenas, ovaladas e recobertas for uma fina lanugem branca, que lhe dá uma textura aveludada muito bela.
A folhagem compacta, arredondada e de coloração verde acinzentada deixa o conjunto ainda mais bela. Os ramos ficam lenhosos quando velhos. As numerosas flores pequenas, solitárias em forma de funil são muito vistosas e atraem muita atenção quando cultivada em jardins ou vasos e floreiras. As pétalas da Evolvulus glomeratus são de azul intenso ou lavanda, com o centro da flor branco.
A Evolvulus glomeratus pode ser cultivada em maciços, canteiros, bordaduras, vasos e jardineiras ou como forração, sempre em sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. A floração da Azulzinha se estende por todo o ano quando regada regularmente, mas sem encharcamento.
A Evolvulus glomeratus é uma espécie que se adapta muito bem a salinidade, sendo ideal para o cultivo em regiões litorâneas. Multiplica-se por meio de estaquia e divisão das plantas. Não tolera o frio.








Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.