Nymphaea alba




Nome Científico: Nymphaea alba
Nomes Populares: Ninféia-branca, Lírio-branco, Lírio-d'água, Nenúfar-branco
Família: Nymphaeaceae
Categoria: Plantas Aquáticas, Plantas Marginais
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: divisão de rizomas e sementes
Curiosidade: tolera baixas temperaturas

Belíssima para decorar espelhos d´água, a ninféia-branca é uma planta aquática adaptada às margens de rios calmos ou lagos, principalmente em regiões de clima temperado e subtropical.
Nymphaea alba pertencente a família botânica Nymphaeaceae conquista pela forma, pela cor, beleza e praticidade.
Possui folhas grandes, emersas, semi-flutuantes, cordiformes, coriáceas, brilhantes, de coloração verde-escura na página superior e avermelhada na inferior, sustentadas por longos pecíolos que ligam-se ao rizoma, carnoso e horizontal, enterrado no fundo do lago.
As flores solitárias são hermafroditas e podem se autopolinizar, assim como podem também ser polinizadas por insetos. O fruto da Nymphaea alba formado é do tipo aquênio, com sementes que se dispersam pela água.
Durante o Inverno, a ninféia-branca entra em dormência e perde todas as suas folhas auxiliando assim na iluminação do lago. Na Primavera sua folhagem resurge e ela pode fornecer sombra e abrigo para os peixes durante os períodos mais quentes.
Adapta-se a ambientes bastante poluídos, auxiliando na recuperação ecológica do lago e possui pouca manutenção, basta apenas a retirada das folhas mortas.
Cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques, sendo plantadas diretamente no lodo de lagos naturais ou em vasos dentro de tanques.
É aconselhável sempre obedecer o nível de água para o cultivo da ninféia-branca que deve estar sempre entre 40 e 50 cm. Planta originária de clima temperado, a ninféia tolera baixas temperaturas e aprecia o clima ameno.
Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma e necessita apenas de adubações orgânicas leves de manutenção, que irão estimular seu crescimento.
É uma ótima opção para pequenos lagos em seu jardim ou chácara.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.