Strongylodon macrobotrys





A Strongylodon macrobotrys é uma trepadeira vigorosa pertencente a família Fabaceae originária da Ásia e Filipinas, perene, de ramos lenhosos, que pode alcançar muitos metros de altura, dependendo do suporte em que se encontra.
Conhecida popularmente no Brasil como Trepadeira jade a bela espécie possui folhas abundantes trifoliadas, com folíolos elípticos, alongados e verdes.
Floresce na Primavera e Verão, com a formação de longas inflorescências axilares, as flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, sempre em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente.
Para estimular florações mais abundantes o ideal é fertilizar a planta sempre na Primavera ou no Verão. A Trepadeira jade aprecia a umidade e o calor, não é tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente.
Excelente para cobrir pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes, a Trepadeira jade encanta pela beleza. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores.
Com o crescimento vigoroso a planta é capaz de fornecer sombra agradável o ano todo e ainda atrair beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem.
Curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.
Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.







Nome Científico: Strongylodon macrobotrys
Nomes Populares: Trepadeira-jade, Trepadeira-filipina
Família: Fabaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Filipina
Época de Floração: Primavera e Verão
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Solo: solo fértil e enriquecido com matéria orgânica
Ciclo de Vida: Perene
Adubação: anual, para estimular a floração
Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia
Curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.
Tecnologia do Blogger.