Lathyrus odoratus - A Ervilha-de-cheiro




Nome Científico: Lathyrus odoratus
Nomes Populares: Ervilha-de-cheiro, Ervilha-doce, Ervilheira-de-cheiro
Família: Fabaceae
Categoria: Flores Perenes, Trepadeiras
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Origem: Europa
Flores: Solitárias e de diversas combinações de cores
Floração: Primavera e Verão
Altura: 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Periódicas
Ciclo de Vida: Anual
Adubação: Mensais, com NPK 4-14-8
Multiplicação: Sementes
Cuidados: Planta com vagens tóxicas





A Lathyrus odoratus ou ervilha-de-cheiro é uma trepadeira anual de Inverno, pertencente a família botânica Fabaceae. Possui flores solitárias muito vistosas e perfumadas de cores e matizes variados, com degradés e combinações entre o azul, branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. Existem inúmeras variedades de ervilha-de-cheiro disponíveis, para diferentes gostos.
Seus nome popular surgiu por causa de suas vagens venenosas, curtas, com sementes semelhantes a ervilhas, que formam-se após a polonização.
É uma excelente opção para quem procura uma trepadeira para pequenos suportes, como treliças e até mesmo cercas, ou para esconder momentaneamente entulhos, arbustos caducos e outras estruturas pouco aprazíveis no jardim.
Seu porte é de até 2mts. de altura, sua floração ocorre na Primavera e Verão. Seus ramos floridos também podem ser colhidos para a confecção de buquês e arranjos florais perfumados.
Prefere o cultivo em ambientes de sob sol pleno, com solo fértil, drenável e rico em matéria orgânica.
Aprecia as temperaturas amenas, desenvolvendo-se melhor sob clima subtropical e mediterrâneo, deve ser irrigada periodicamente, não tolera calor forte ou geadas.
Para intensas florações é aconselhável adubações frequentes, com NPK 04-14-08. Quando a planta parar de produzir flores, ela já está no final do seu ciclo e pode ser removida dos canteiros. Multiplica-se facilmente no Outono por meio de sementes.




Atenção:
Planta tóxica, não consumir as ervilhas ou vagens. Manter afastada de crianças e animais domésticos.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.