Laurotino - Diurético e Laxante




Planta utilizada pelas abelhas para fazer mel, o Viburnum tinus ( Laurotino) ficou conhecido na medicina popular principalmente por causa de seu fruto que é utilizado como diurético para eliminar a acumulação de líquidos no corpo, constipações, laxante e ainda se usado em infusão alivia a febre.

Cuidado alta Toxidade : Pode ocorrer envenenamento após ingestão de bagas, principalmente nas crianças que são atraídas pela cor.
Sintomas : Dores de estômago, inflamações, diarreia e sangramento urinário. Havendo ingestão, pode surgir paragem respiratória e cardíaca.
Havendo ingestão, dirigir-se ao hospital mais próximo para fazer uma lavagem gástrica ou assistência respiratória e cardíaca.

No paisagismo o belo arbusto de 2mts pode ser cultivada como planta isolada sobre gramados, renques de grandes dimensões ou consorciada com plantas coloridas como crótons e outras variegadas formando belos efeitos no jardim.
Deve ser cultivado ao sol e solo rico em matéria orgânica e bem drenado.
A adubação deverá ser efetuada duas vezes por ano, antes da floração da primavera e outra quando a planta entrar em estado mais vegetativo.
Aceita poda de formação e nesta ocasião poderá ser feita estaquia dos ramos em areia úmida.
Como cerca-viva podada não responde bem, mas se for deixado livre seu crescimento formará grandes maciços.
Tecnologia do Blogger.