Trepadeira Corações-emaranhados




A Ceropegia woodii pertencente a família Asclepiadaceae é uma trepadeira pendente, muito delicada, de caule longo e arroxeado que pode alcançar de 2 a 4 metros de comprimento.
Suas folhas suculentas em formato de coração, opostas e de coloração verde-musgo, com um marmorizado prateado na página superior e arroxeadas na inferior são um atrativo a mais. A sua floração é distribuída durante os meses quentes e as suas flores são em forma de um pequeno vaso, com corola rosada, e pétalas roxo-púrpura.
Os corações emaranhados podem ser utilizados na decoração de ambientes internos ou em varandas, principalmente se cultivados em grupos de cinco ou mais mudas para dar mais volume. A melhor opção para cultivar os Corações emaranhados são os vasos ou cestas suspensas, assim como jardineiras e floreiras colocadas em locais altos. Os seus frutos são pequenas vagens, com sementes achatadas, que caem facilmente quando maduras.
Se a Corações emaranhados estiver sendo cultivada ao ar livre, poderá atrair muitos beija-flores, mas deve-se ter cuidado com a exposição da planta, por que ela não tolera o sol quente do meio-dia, devendo ser protegida neste horário. A manutenção desta suculenta se limita às regas e adubações mensais na primavera e verão.
Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa (sombra), em substrato leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Não tolera o encharcamento, mas é capaz de passar por um período seco. As regas devem ser reduzidas no inverno, pois a planta entra em dormência. Aprecia o calor. Multiplica-se por estaquia, por mergulhia dos pequenos tubérculos produzidos na base das folhas e por sementes.

Nome Científico: Ceropegia woodii
Nomes Populares: Corações-emaranhados,
Família: Asclepiadaceae
Categoria: Bulbosas, Folhagens, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul, Suazilândia, Zimbábue
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
Solo: Leve, drenável e rico em matéria orgânica
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Adubação: Mensal com NPK 04-14-08
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia, mergulhia e sementes



Veja Também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.