Wolfberry - Lycium barbarum





Nome Científico: Lycium barbarum
Nomes Populares: Goji, Goji berry, Wolfberry, Bagas-de-goji, Lício da Barbária
Família: Solanaceae
Origem: Ásia, Himalaia, China, Europa
Clima: Subtropical, Tropical, Equatorial, Temperado, Mediterrâneo
Luminosidade: sol pleno
Porte: até 3 mts. de altura
Ciclo de Vida: perene
Categoria: Frutíferas, arbustos, medicinal, legumes, árvores
Solo: fértil, levemente alcalino
Multiplicação: sementes e por estaquia
Curiosidade: Por suas inúmeras qualidades e propriedades é chamada de fruta da longevidade. Pode ser conduzido na forma de trepadeira.

Propriedades Medicinais: fortificante, antiinflamatório, imunomodulador, antioxidante, sedativo, protetor vascular, antibiótico, anticancerígeno, antiamênico, antienvelhecimento e protetor hepático
Indicações Medicinais: impotência sexual, infecções, envelhecimento, afecções do fígado e da visão, alterações da próstata, inflamações, câncer, doenças cardiovasculares, colesterol alto, anemia, infertilidade, glaucoma, degeneração muscular






Goji é considerada a fruta da longevidade e possui muita notoriedade na medicina tradicional chinesa, destacando-se por melhorar a imunidade, baixar os níveis de colesterol, por ser rica em Ferro e em vitaminas B1, B2, B6 e E, possuindo fibras antioxídantes naturais, minerais e flavonóides.
O Goji ou Wolfberry, é um super alimento da família das solanáceas, a mesma do tomate e da batata, saborosa e funcional.
Wolfberry é um arbusto com cerca de 2 mts de altura, que pode ser cultivado isolado ou em grupos no jardim, em vasos ou na formação de cercas vivas.
Floresce no Verão em tons roxos e ganha frutos avermelhados no Outono muito atrativos para pequenos pássaros que visitam o jardim. Os frutos do Wolfberry são bem sensíveis e podem ser amassados facilmente com as mãos, sendo que podem ser consumidos in natura,  licores, geléias, vinhos, desidratados ao sol na forma de uvas passas e sucos, fica bem acompanhando granolas, cereais ou iogurte. Suas folhas são utilizadas em infusões ou no preparo de saladas. 
O Wolfberry acompanha bem pratos quentes e salgados como sopas, molhos, carne de frango, de porco, arroz ou legumes, mas é preciso cautela, pois existem suspeitas de que o fruto verde seja tóxico.
Espécie de fácil cultivo, o Wolfberry aprecia climas quentes e secos, porém se adapta bem a ambientes úmidos, o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e de preferência levemente alcalino, requer apenas poda de limpeza após a frutificação, o que estimula a formação de uma planta mais compacta e resistente.
Sua multiplicação é através de sementes ou por estaquia, sua produção de frutos ocorre de 1 a 3 anos após o plantio, as regas devem ser regulares, principalmente logo após o plantio, apesar de tolerar bem o frio, não suporta geadas. O sabor do Wolfberry lembra a cereja ou o tomate.






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.