Abutilon megapotamicum




O sininho é um arbusto de textura semi-lenhosa, com um formato peculiar, popularmente comparadas a sinos, lanternas-chinesas ou balões. É uma planta de ramagem ramificada e escandente, que pode alcançar de 2 a 3 metros de altura quando conduzido sobre um suporte adequado. Apresentando folhas cordiformes, alongadas e verdes, com margens serrilhadas e sua floração pode se estender durante todo o ano de forma esparsa, sendo mais intensa durante a primavera e o verão.
Suas flores pendentes apresentam cálice vermelho, pétalas amarelas, conferindo a planta um belo visual. Ocorrem variedades de flores róseas e alaranjadas também, resultantes de hibridizações, assim como plantas de folhas variegadas de amarelo.
Podendo ser plantado isolado ou em grupos, maciços ou renques, sua utilização no paisagismo é bem ampla e atende diversas necessidades na hora de embelezar o ambiente.
Suas flores ficam mais evidenciadas quando cultivadas em vasos e cestas pendentes onde a planta pode ficar bem a vontade, podendo ainda ser conduzido como trepadeira, através de amarrios, sobre suportes adequados, como treliças e cercas. Os beija-flores, abelhas e borboletas são atraidos pelo néctar produzido por suas flores, deixando seu jardim bem movimentado.
Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o clima ameno, podendo ser cultivado em regiões subtropicais, mediterrâneas ou tropicais de altitude. Para obter uma folhagem mais compacta e conduzir a forma da planta, podemos realizar podas anuais. Adubações semestrais estimulam intensas florações. Multiplica-se por estaquia.




Nome Científico: Abutilon megapotamicum
Nomes Populares: Sininho, Chapéu-de-cardeal, Lanterna-chinesa, Lanterninha-japonesa
Família: Malvaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas, Flores Perenes, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: estaquia
Curiosidades: atrai beija-flor, abelhas e borboletas




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.